Entendendo a Coluna Vertebral

Você sabe como a sua Coluna funciona? No post de hoje vamos falar um pouco das divisões da nossa coluna e o que cada uma das partes é responsável.

Nossa coluna se estende do crânio até a pelve, e também pode ser chamada de espinha dorsal. É constituída por 24 vértebras (aqueles ossinhos sobrepostos que formam a coluna) + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.

A coluna é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo além das vértebras.

A coluna é dividida em quatro regiões:

Cervical,  com 7 vértebras;

Torácica, com 12 vértebras;

Lombar, com 5 vértebras;

e Sacro-coccígea com cerca de mais 4 vértebras.

Entendendo cada uma das partes

CERVICAL

Na região cervical está o ponto de articulação com o crânio (vértebra Atlas ou C1), que permite a flexão e a extensão do mesmo, bem como suportar seu peso sobre a coluna. Ainda nesta região está a vértebra responsável pela rotação da cabeça: a vértebra Axis ou C2. Uma saliência, conhecida por apófise, penetra no plano horizontal do canal vertebral da C1, criando uma articulação com a parte posterior do anel interior desta.

Alguns problemas que a região cervical pode causar são: Dores de cabeça, insônia, pressão alta, acne, sinusite,alergias, estrabismo, problemas   oculares, problemasauditivos,  amnésia, crises nervosas,  cansaço crônico, vertigem,  febre, catarro, dormências nos braços, dores, neurite,  surdez, neuralgias,  torcicolos, garingite, ronco.

TORÁCICA

Na região torácica encontram-se os pontos de inserção às costelas.

Alguns problemas que a região torácica pode causar são: artrite, asma, úlceras, gastrite,

reumatismo, tosse, dificuldades para respirar, dores nos braços, problemas coronários, dores no peito, bronquite, pleurite, pneumonia, gripe, herpes, má circulação sanguínea,

indigestão, dor no abdômen, gases, fadigas, urticária, problemas renais.

LOMBAR

Na região lombar é suportado todo o peso do tronco, dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé.

Alguns problemas que a região lombar pode causar são: prisão de ventre, varizes, dor em

nervo ciático, hérnias, lombalgias, cólicas, diarreia, dor e debilidade crônica, problemas de bexiga, problemas menstruais, dores nos joelhos, incontinências,  impotência, inchaço nas pernas,  pés frios, pernas tensas,  esterilidade, pernas fracas.

SACRO

A região sacrococcígea, onde estão as vértebras sacro e coccígeas, são articulados os ossos ilíacos do quadril, que irá articular os fêmures.

Alguns problemas que a região sacro pode causar são:  dores ao sentar-se, hemorroidas, coceira, varizes, dores no quadril.

Funções da Coluna Vertebral

> Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;

> Suporta o peso do corpo;

> Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;

> Exerce um papel importante na postura e locomoção;

> Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;

> Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior.

Se cuide para um bom funcionamento da Coluna

A Quiropraxia é completamente segura e altamente efetiva para prevenções e tratamentos na coluna vertebral.

A Saúde&Coluna conta com time de especialistas em tratamento da coluna vertebral e tem como objetivo melhorar a saúde, gerando bem-estar e qualidade de vida, através da Quiropraxia.

Um bom funcionamento da Coluna Vertebral é vital para uma vida saudável.

Nos envie uma mensagem e conheça os benefícios que a Quiropraxia pode trazer para a sua vida.

Fonte: https://saudecoluna.com.br/entendendo-a-coluna-vertebral/